O QUE È AIRE

Todo cidadão italiano quando reside em outro país tem que transferir a residência o qual se chama Aire (L’Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero), foi instituída na lei 27 outubro 1988, n. 470 e contém os dados dos cidadãos italianos que pretendem residir no exterior por um período superior a doze meses.

O Aire é gerenciada pelas Comunes com base nos dados e nas informações proveniente da representação consular no exterior.

L’iscrizione all’AIRE é um direito-dever do cidadão (art. 6 legge 470/1988) e constitui a suposição pra usufruir de uma série de serviços fornecido pela representação consular no exterior bem como para o exercício de direitos importantes, como por exemplo:

– A possibilidade de votar nas eleições políticas e referendo nacional por correspondência no País de residência para eleição dos representantes italianos no Parlamento Europeu;

– Nas assembleias de voto criadas pela rede diplomático-consular em países fora da UE;

– A possibilidade de obter emissão ou renovação de documentos de identidade e de viagens, bem como certificações.

Como transferir o Aire?

– Inscrição  no AIRE é uma norma efetuada e seguida de uma declaração feita pelo interessado(a);

– Não é requerida a presença do declarante;

– Os requerimentos de inscrição ao cartório consular podem ser enviados via postal ou por e-mail (aire.londra@esteri.it);

– O declarante deve fazer o requerimento de inscrição no AIRE enviando ao consulado de residência o formulário normal (clica aqui pra baixar o formulário);

– Para quem mora em Londres deve ser preenchido e assinado pelo requerente italiano maior de idade;

Documentos necessários:

Fotocópia do passaporte, carteira de identidade italiana ou outro qualquer documento válido como identidade;

Comprovante de residência na circunscrição consular (contrato de trabalho, contrato de aluguel, conta de luz, água, extrato bancário, etc….).

Cidadãos italianos são conscientes das sanções de leis penais no caso de declarações verdadeiras ou falsidades nos seus atos (art. 76 D.P.R.445 de 28/12/2000). Para proceder a inscrição é obrigatório indicar no formulário a Comune da Itália na qual foi transcrito a certidão de nascimento. Estrangeiros que estão de posse da identidade italiana podem fazer a transferência de residência autorizando o consulado do país onde reside fazer a inscrição de residência. Caso não tenha em mãos estas informações não será possível fazer a inscrição no Aire.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: