PESQUISA GENEALOGICA: PROCURANDO SUAS RAIZES

O que é a pesquisa Genealógica?

Para fazer pedido de cidadania italiana ou portuguesa, é necessário mostrar que você é descendente de um cidadão italiano ou português; para fazer isso tem que juntar todas as certidões dos próprios ascendentes começando por você até chegar ao cidadão europeu. Quando você não tem todos os dados completo dos ascendentes, a Ferreira Immigration pode fazer uma pesquisa da sua genealogia para obter os dados necessários para saber se é possível proceder com a busca da documentação. Um exemplo interessante é a busca da certidão de nascimento do ascendente italiano, às vezes com poucos dados como nome, sobrenome e ano de nascimento é possível encontrar a cidade de onde o italiano era natural.

O que você sabe do seu ascendente europeu?

É importante que, antes começar uma pesquisa, você reúna todas as informações possíveis sobre os seus ascendentes, quanto maiores as informações, mais rápida e mais chance de sucesso terá. A pesquisa genealógica é um investimento de tempo e dinheiro; você tem que ter certeza antes de iniciar.

A Ferreira Immigration tem muitas maneiras de encontrar mais informações sobre os seus ascendentes:

Pesquisa nos cartórios

Para emitir uma certidão é necessário conhecer o cartório que tem o registro nos próprios livros. Às vezes nossos clientes conhecem só a cidade e a região onde o ascendente morou, neste caso pesquisamos em todos os cartórios até encontrar a certidão ou, no caso negativo, ter certeza que a certidão não está na região indicada.

Pesquisa nos arquivos históricos

O primeiro passo na pesquisa de cidadania é encontrar a cidade de naturalidade do ascendente europeu, é possível encontrar informações sobre os imigrantes europeus no Brasil em muitos arquivos.

Pesquisa na igreja dos Mórmons

A igreja dos mórmons disponibiliza registros históricos para estudos de genealogia ate o século XVI, nos tempos antigos todos os registros passaram para os mórmons, este arquivo é o mais completo. Os arquivos são acessíveis gratuitamente na sede nos mórmons em forma de livros ou microfilmes. Para mais informações visite este link

Pesquisas nos Navios

Os navios que transportaram os imigrantes italianos no Brasil registraram todas as pessoas embarcadas em cada viagem. É possível encontrar online estes registros que contem nomes e nacionalidades dos imigrantes embarcados. Estes dados podem ser cruzados com os dados do navio como as datas da viagem, a cidade de partida na Itália e de chegada no Brasil.

Pesquisas nas Igrejas católicas

A partir dos tempos antigos, as igrejas católicas na Itália, em Portugal e no Brasil tinham o registro de todos os batismos e casamentos junto com outros dados que permitem obter as informações necessárias para completar uma documentação.

Pesquisas no Tabelionato

Os imigrantes fizeram a própria vida no Brasil e muitas vezes compraram casas e terrenos, no tabelionato é possível encontrar o registro da compra de bens imóveis no Brasil e assim conhecer os dados requeridos.

Pesquisas nos Cemitérios

Nos cemitérios tem as listas dos enterros mais antigos, às vezes podemos encontrar a data de morte da pessoa pesquisada a fim de obter a certidão de óbito do cartório.

Pesquisas com Familiares mais idosos

Os familiares mais idosos dos nossos clientes às vezes chegam a dar maiores informações do ascendente através de algumas historias contadas, é importante no processo de pesquisa fazer sempre uma entrevista com os mesmos.

Pesquisas na Leva

Na Itália até alguns anos atrás era obrigatório fazer o serviço militar, no registro de leva da Itália se encontram os dados de todos os cidadãos italianos que nasceram na Itália e foram registrados nas listas do exercito italiano.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: