August 30, 2016

Cidadania italiana por descendência: você tem direito?

Você está pensado em morar na Europa e já ouviu falar de muitos brasileiros que pegaram passaporte italiano, mas ainda não sabem quais são os passos e os requerimentos que precisam para obter este documento tão importante.

O passaporte italiano pode mudar sua vida, porque vai abrir portas de emprego na Europa e, além disso, vai permitir que você aproveite de todos os benefícios que os países europeus dão aos cidadãos.

Para ter direito a cidadania italiana, é suficiente ser descendente de um italiano em linha direta. Isso quer dizer que se, por exemplo, seu avô, bisavô ou tataravô era italiano segundo a lei italiana você também é italiano, mas precisa que suas origens sejam reconhecidas na Itália para você poder tirar os documentos italianos como identidade e passaporte.

Isso parece muito simples, porque esta lei? Para a lei italiana a cidadania é transmitida pelo sangue, por isso em latino eles falam ius sanguinis: lei do sangre. Para a Itália o pai ou a mãe transmitem ao filho a cidadania por descendência, mas os nascidos fora do território italiano precisam ser registrados nos consulados italianos para ter direito aos documentos italianos.

Por isso a Itália tem um registro dos italianos que residem no exterior chamado AIRE, todos os italianos que emigram para o exterior precisam se registrar nesta lista para usar os serviços dos consulados.

No século XX, muitos italianos emigraram para o Brasil e as Américas. Mas devido a falta de instrução dos emigrantes, eles nunca se registraram no consulado italiano e continuaram a própria vida no Brasil, casando e tendo filhos.

A Itália, por isso, fez uma lei específica para que os filhos e os descendentes de emigrantes tivessem direito de requerer a própria nacionalidade italiana e pudesse se registrar nos consulados ou fixar a própria residência na Itália.

Por este motivo a lei ius sanguinis que dá direito a cidadania italiana para os descendentes dos emigrantes italianos não tem limite de geração e a lei da Itália fala explicitamente que os descendentes dos italianos são italianos do dia do nascimento.

Nas leis que regulam a cidadania italiana, a mais importante para quem quer tirar cidadania diretamente na Itália é a circular K28: esta é uma comunicação do ministério dos exteriores da Itália com os prefeitos das cidades intimando-os a aceitarem que os descendentes de italianos fixem a própria residência na Itália sem precisar de outras motivações e especialmente sem ter necessidade de pedir o visto de residência a imigração da Itália chamado de permesso di soggiorno.

Será apenas necessário mostrar o carimbo de entrada dado pelo policial no aeroporto no momento da chegada à Itália e um documento que se chama cessione di fabbricato, que é uma autorização do padrão de casa para você morar e fixar sua residência no endereço. Este documento deve ser validado na Questura local.

Quando na sua linha de descendência tem uma mulher italiana casada com um brasileiro, o processo de cidadania pode ter necessidade de passar pelo tribunal da justiça da Itália. Isso acontece quando a mulher italiana teve filho antes do ano de 1948, isso porque a lei antes deste ano não permitia as mulheres transmitirem a cidadania italiana por descendência. Neste caso o processo pode ser feito somente pelo tribunal da Itália e a cidadania é sempre ganha.

Outras exceções são para os filhos ilegítimos, nascidos fora do casamento do pai ou mãe italiana. Após a filiação ser sentenciada pelo juiz do Brasil ou da Itália, o filho reconhecido tem só 01 ano de prazo para dar entrada na cidadania na Itália, se passar deste prazo o interessado vai perder o direito de obter cidadania italiana. Por isso é importante preparar toda documentação antes da data da sentença. Na Itália, além de ter que fixar a própria residência, vai ser preciso o pagamento de uma taxa para o ministero degli interni, que no dia de hoje é de 200 euros.

Ser descendente de italiano é muito provável para quem mora nas localidades do Brasil, onde teve a maior concentração de imigrantes italianos, no sul do Brasil como Rio, São Paulo, Espirito Santo, Curitiba, a probabilidade que você seja descendente de italiano é muito alta. Tem alguns indícios que podem te encorajar a fazer uma pesquisa mais detalhada, por exemplo, um sobrenome italiano, uma tia ou um tio que lembra que seu avo ou bisavô não falava português direto, documentos antigos guardados, como antigas identidades, documentos de casas e terrenos etc..

Vamos em breve realizar artigos de como você pode pesquisar mais em detalhes para encontrar seu ascendente italiano.

Advertisements
August 30, 2016

Cidadania italiana por descendência: quais os documentos?

No artigo passado já vimos quais são os requerimentos para ter direito a cidadania italiana por descendência, veremos agora quais são os documentos necessários para preparar sua documentação.

O processo de cidadania é dividido em 03 partes principais: a pesquisa na qual se procura uma ligação entre o nosso cliente e o ascendente italiano, a preparação da documentação na qual se juntam todos os documentos necessários para dar entrada no pedido de cidadania e por fim a estadia na Itália, na qual nosso cliente fixa a própria residência na Itália e entra com o pedido no Comune de residência.

Na pesquisa que vamos examinar nos próximos artigos, procuramos em primeiro lugar a certidão de nascimento do italiano na Itália, e vemos como é possível ligar o italiano a linha genealógica do cliente, pesquisando diretamente a descendência do italiano e as certidões dos pais, avôs, bisavôs, tataravôs e etc. do cliente. Nesta fase as informações que o cliente e a sua família oferecem ajudam a acertar o caminho para ligar o cliente ao italiano.

Os documentos necessários para mostrar esta ligação são as certidões de nascimento, casamento e eventual óbito, de todos os descendentes do italiano até chegar ao cliente.

Não é necessário emitir todas as certidões de toda a árvore genealógica do cliente, mas apenas as ramificações que ligam os dois.

Vamos fazer um exemplo: se descobrimos que o bisavô do cliente era italiano, as certidões que vamos precisar são:

– nascimento, casamento e óbito do bisavô italiano (o nascimento é um documento italiano);

– certidão negativa de naturalização como brasileiro do italiano (CNN);

– nascimento, casamento e óbito do avô;

– nascimento, casamento e eventual óbito do pai do cliente;

– nascimento, casamento do cliente;

– eventual nascimento dos filhos de menor do cliente.

No exemplo pegamos o caso no qual não tem mulheres na linha de descendência. Os nascimentos dos filhos de menor do cliente, se ele tem, garantem que eles já sejam reconhecidos como cidadãos italianos, no caso de filhos de maior, irmãos, pais, avôs, tios, primos, eles vão ter que fazer pedido de pessoa junto com o cliente e fixar própria residência na Itália, no mesmo Comune, se eles querem usufruir da mesma documentação, caso contrário vão ter que fazer um processo independente e buscar novamente toda documentação.

A certidão de nascimento do Italiano deve ser emitida do Comune da Itália onde o italiano foi registrado no nascimento, o custo desta certidão na Itália é de 50 centavos de euro, se você já conhece os detalhes completo para individualizar a documentação no arquivo, como o número do ato, livro e folha.

As certidões no Brasil devem ser de inteiro teor. Esta forma é uma transcrição do ato completo redigido pelo oficial que escreveu o ato a primeira vez. Nas maiorias dos cartórios é possível pedir as certidões pelo correio sem precisar ir pessoalmente ao cartório, mas tem alguns cartórios que tem regras mais rígidas como nos interiores de Minas. Em caso de um atendimento não satisfatório é possível fazer reclamação dos cartórios com a corregedoria competente.

A certidão negativa de naturalização a cidadão brasileiro do italiano é necessária para o consulado italiano para determinar se o italiano não fez renuncia da própria nacionalidade italiana. Esta certidão pode ser emitida online diretamente do site do ministério da justiça

As certidões devem ser legalizadas e traduzidas para ser válidas na Itália.

O primeiro passo após a emissão é a legalização no Itamarati, onde as certidões são reconhecidas para ser válida no Brasil. Após isso as certidões vão ser traduzidas e legalizadas no consulado italiano no Brasil mais perto da cidade onde você tem sua residência.

A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado aprovado pelo consulado italiano que vai legalizar a documentação, este processo pode ter custos elevados se as certidões são muitas, como no caso de um bisavô e um tataravô.

O processo de legalização no consulado italiano pode ser demorado porque em muitos consulados tem um número grande de pedidos, em alguns casos é necessário agendar um apuntamento para fazer a legalização, não faltam casos no qual o consulado recusa efetuar a legalização, se existem problemas nas certidões, por isso é bom fazer uma análise detalhada antes para não atrasar o próprio processo.

Na análise das certidões, a primeira fonte de problemas é a presença de erros e incompatibilidade dos nomes. Isso acontece nas certidões mais antigas porque os funcionários dos cartórios escreviam os nomes com caneta e nas transcrições sucessivas uns caracteres eram mal interpretados. Às vezes tem erros de transcrição dos nomes dos emigrantes porque eles não falavam direito o português e não sabiam ler nem escrever, por isso eles falavam o nome e o funcionário transcrevia geralmente de forma errada e em cada certidão os nomes era transcrito de modo diferente.

Ao examinar estes erros nas certidões precisa se certificar se é necessária uma retificação da certidão, para retificar uma certidão necessário fazer o pedido para um juiz, o interessado pode pedir isso pessoalmente ou pelo próprio advogado no Brasil, a retificação è um processo judicial e pode ser demorado.

Uma cosa importante ao analisar os documentos é a presença de uma mulher na transmissão da cidadania na linha de descendência, isso acontece quando uma mulher italiana ou descendente de italiano casou com um brasileiro. Se o filho ou a filha dela do qual o cliente é também descendente, nasceu antes do ano 1948, o processo de cidadania vai ser por via judicial no tribunal na Itália e não pelo Comune.

Neste caso antes de legalizar no consulado, é necessário contratar um advogado na Itália e comprovar para o consulado que o advogado vai te assistir no teu caso.

Os documentos legalizados no consulado italiano são prontos para serem usados na Itália, nos próximos artigos vamos falar de como se desenvolve o processo na Itália.

August 26, 2016

ANTECEDENTES CRIMINAIS PARA CIDADANIA ITALIANA.

A documentação necessária para fazer o pedido de cidadania italiana por casamento inclui as certidões de antecedentes criminais de todos os países onde o aplicante morou durante a sua vida. Para quem mora no Reino Unido, é necessário incluir a certidão de antecedentes criminais emitido pela policia chamado CRB.

No Reino Unido é possível emitir tipos diferentes de CRB, por exemplo, o exigido para alguns tipos de vaga de trabalho. No entanto O CRB exigido do consulado é diferente deste último e deve ser feito para fins de imigração.

O CRB aceito pelo consulado é emitido diretamente dos chefes de polícia, podendo ser encontrado online o formulário para fazer o pedido de emissão.

O prazo de emissão geralmente é de 15 dias e o custo total fica entre 45 a 60 libras para o formato ‘standard’.

Para se submeter ao pedido é necessário enviar a documentação correta.

Primeiro você precisa baixar o formulário do site dos chefes de polícia e imprimir, preenchendo os campos com os seus dados. Depois anexa à documentação incluindo uma foto formato passaporte, dois comprovantes de residência (não mais antigo que seis meses), uma cópia do passaporte que inclua todos os dados do aplicante, assinatura e a data de expiração.

Se você não mora mais no Reino Unido, precisa enviar os últimos comprovantes antigos de residência do mesmo, assim como também os comprovantes do País onde você está morando atualmente.

O formulário está disponível em diversos idiomas e tem uma versão em português.

Junto com a documentação é necessário enviar o comprovante de pagamento de uma taxa, que pode ser feito por cheque ou pelo cartão de crédito. Nós aconselhamos para quem está aplicando no Reino Unido, efetuar o pagamento pelo postal order emitido pelo post office.

A taxa de emissão é de 45 libras pelo serviço standard com prazo de 10 dias úteis, e de 80 libras para o serviço Premium com prazo de emissão de dois dias úteis.

Existem opções para a certidão ser enviado ao seu endereço pelo correio rápido ou para quem aplica do exterior pelo correio internacional.

Dependendo das opções selecionadas, é preciso enviar o pedido para o endereço apropriado que se encontra no formulário.

No formulário precisa-se indicar que o CRB é para serem usados na Itália, os próprios dados pessoais como nome, sobrenome etc… E os próprios contatos de telefone e e-mail.

É fundamental indicar seus endereços dos últimos dez anos sejam no UK, no Brasil ou em outros países.

O pedido é aceito somente se sua foto for validada por um ‘endorser’. O ‘endorser’ é uma pessoa que se responsabiliza para dizer que te conhece pelo menos dois anos e que tem uma profissão na lista que está no formulário (por exemplo, diretor de empresa).

A Ferreira Immigration oferece serviço completo para pedido de CRB no Reino Unido, para maiores informações contate-nos.

 

August 26, 2016

Apostila no Brasil a partir de Agosto 2016

A partir do 14 de Agosto 2016, Napo vai ser mais necessário legalizar os documentos para cidadania Italiana no Consulado no Brasil.

Uma vez a documentação ser emitida pelos Cartórios, as certidões vão ser apostilada nos mesmos Cartório, ou nos Cartórios das capitais, por exemplo em São Paulo.

Com este processo a preparação vai ser mais rápida e os tempos de espera para apresentar os pedidos de cidadania vai ser mais breve.

Isso acontece porque o Brasil entrou no tratado de Hayes, em qual esta também a Itália e a maioria dos pais da Europa.

 

August 26, 2016

COMO ENFRENTAR OS PEDIDOS DE CIDADANIA ATRASADOS

Os prazos para conclusões dos pedidos de cidadania Italiana são muitos longos, para um pedido de cidadania Italiana por descendência feita no consulado Italiano no Brasil, tem prazos até mais de 10 anos.

Estes atrasos aconteçem sempre, são sem fundamentos e dependem da má administração e organização pública da Itália e dos funcionários dos consulados.

Segundo uma lei da Itália (art. 3 del D.P.R. 18 Abril 1994 n. 362) o Ministero Degli Interni da Itália deve completar um pedido de cidadania entre 730 dias.

O tribunal da Itália (TAR do Lazio) emitiu uma sentencia que obriga o Ministero Degli Interni a observar esta lei e a completar os pedidos de cidadania entre o prazo estabelecido.

O que fazer quando a administração não responde

No caso das cidadanias por casamento ou por residência na Itália por mais de 10 anos, uma vez dada à entrada do pedido, e se o prazo superar dois anos, o pedido de cidadania não pode mais ser rejeitado do Ministero Degli Interni.

Depois deste prazo é possível dar entrada pelo tribunal e obter a cidadania de qualquer juiz da Itália após um processo na justiça.

Nos outros casos, uma vez expirado o prazo de 730 dias, sem receber resposta do Ministero Degli Interni, a pessoa que deu entrada na cidadania pode dar entrada na justiça no tribunal do TAR del Lazio no intervalo de 01 ano do expirar do prazo dos 730 dias.

O Tar vai emitir uma sentencia para completar o processo entre 30 e 90 dias, e em alguns casos enviar um inspetor para completar o processo do requerente.

 

August 26, 2016

COMO VISITAR O REINO UNIDO SEM PROBLEMAS.

Nestes últimos meses, o controle para quem entra como visitante no Reino Unido e tem nacionalidade extracomunitária ficaram mais rígidos.

O número de Brasileiros que não passam pelo controle na fronteira do aeroporto e são removidos e reenviados para o Brasil cresceu muito.

É necessário compreender que no Reino Unido o número de imigrantes ilegais estão crescendo muito, por isso o governo está lutando contra o uso abusivo de fundos públicos e contra a criminalidade ligada aos documentos falsos e aos golpes de cartões de créditos e empréstimos.

Por isso é indispensável apresentar a documentação completa aos oficias do UKBA, para que não deixe dúvidas sobre a intenção da sua visita demostrando assim que você está querendo só visitar e não morar País.

Para os turistas é necessário comprovar todos os detalhes da própria visita no Reino Unido e isso inclui:

– Bilhete de volta: é necessário comprar o bilhete de volta e apresentar com a própria documentação, às vezes só a reserva não é aceita, é essencial imprimir o e-mail confirmando seu lugar no voo de volta para o Brasil com data e confirmação de pagamento. Não aconselhamos chegar à fronteira do UK sem o bilhete de volta já comprado.

– Acomodação: se você vai ficar no hotel, é necessário mostrar a reserva e o comprovante de pagamento do mesmo. É de fundamental importância imprimir o e-mail de confirmação com todos os contatos e datas da estadia que devem coincidir com a data do voo de volta.

Se você vai ficar em casa de familiares ou amigos é indispensável uma carta deles confirmando onde você vai ficar, quanto tempo e os contatos da pessoa que está assinando a carta. É importante que a pessoa que escreva a carta seja legalmente residente no Reino Unido.

– Dinheiro: se você vai pagar suas despesas durante a visita, é obrigatório mostrar dinheiro vivo, melhor libras já trocadas, suficiente para bancar todas as despesas, (por exemplo, 50 libras por dia), se um familiar ou amigo vai pagar suas despesas, precisa que na carta convite seja especificado, anexando alguns recentes extratos bancários da pessoa que vai te hospedar.

– Carta convite: se alguém vai te acomodar na própria casa é necessário que ele assine uma carta convite com os próprios contatos, endereço, número de passaporte, especificando todas as informações acima.

– Malas: no Reino Unido é proibido para os visitantes vender ou negociar qualquer objeto, não aconselhamos se apresentar com malas muitos cheias e também colocar comida, panelas ou qualquer outro objeto para que não dê a impressão ao oficial de imigração que você esta vindo para morar e não para visitar.

Os Brasileiros não precisam de visto para visitar o Reino Unido, mas, por exemplo, os nacionais de Angola precisam fazer visto antes de entrar no UK, pode consultar se precisa de visto na seção ‘Do I need a visa?’ na pagina principal do site do UKBA.

Para quem precisa de visto é necessário fazer pedido na embaixada britânica do próprio país, dando entrada para o visto preenchendo a aplicação online no site http://www.visa4uk.fco.gov.uk

Não é necessário para o aplicante apresentar todos os documentos da lista, mas o aplicante pode escolher quais documentos apresentar para o próprio pedido.

Os documentos que não estão em inglês precisam ser traduzidos por um tradutor profissional e ser anexado um certificado de tradução emitido pelo mesmo.

A apresentação dos documentos não garante o sucesso da aplicação, por isso é importante ter certeza de cumprir com os requerimentos pedidos pelas regras de imigração antes de partir para o Reino Unido.

 

August 26, 2016

O QUE È AIRE

Todo cidadão italiano quando reside em outro país tem que transferir a residência o qual se chama Aire (L’Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero), foi instituída na lei 27 outubro 1988, n. 470 e contém os dados dos cidadãos italianos que pretendem residir no exterior por um período superior a doze meses.

O Aire é gerenciada pelas Comunes com base nos dados e nas informações proveniente da representação consular no exterior.

L’iscrizione all’AIRE é um direito-dever do cidadão (art. 6 legge 470/1988) e constitui a suposição pra usufruir de uma série de serviços fornecido pela representação consular no exterior bem como para o exercício de direitos importantes, como por exemplo:

– A possibilidade de votar nas eleições políticas e referendo nacional por correspondência no País de residência para eleição dos representantes italianos no Parlamento Europeu;

– Nas assembleias de voto criadas pela rede diplomático-consular em países fora da UE;

– A possibilidade de obter emissão ou renovação de documentos de identidade e de viagens, bem como certificações.

Como transferir o Aire?

– Inscrição  no AIRE é uma norma efetuada e seguida de uma declaração feita pelo interessado(a);

– Não é requerida a presença do declarante;

– Os requerimentos de inscrição ao cartório consular podem ser enviados via postal ou por e-mail (aire.londra@esteri.it);

– O declarante deve fazer o requerimento de inscrição no AIRE enviando ao consulado de residência o formulário normal (clica aqui pra baixar o formulário);

– Para quem mora em Londres deve ser preenchido e assinado pelo requerente italiano maior de idade;

Documentos necessários:

Fotocópia do passaporte, carteira de identidade italiana ou outro qualquer documento válido como identidade;

Comprovante de residência na circunscrição consular (contrato de trabalho, contrato de aluguel, conta de luz, água, extrato bancário, etc….).

Cidadãos italianos são conscientes das sanções de leis penais no caso de declarações verdadeiras ou falsidades nos seus atos (art. 76 D.P.R.445 de 28/12/2000). Para proceder a inscrição é obrigatório indicar no formulário a Comune da Itália na qual foi transcrito a certidão de nascimento. Estrangeiros que estão de posse da identidade italiana podem fazer a transferência de residência autorizando o consulado do país onde reside fazer a inscrição de residência. Caso não tenha em mãos estas informações não será possível fazer a inscrição no Aire.

 

August 26, 2016

PESQUISA GENEALOGICA: PROCURANDO SUAS RAIZES

O que é a pesquisa Genealógica?

Para fazer pedido de cidadania italiana ou portuguesa, é necessário mostrar que você é descendente de um cidadão italiano ou português; para fazer isso tem que juntar todas as certidões dos próprios ascendentes começando por você até chegar ao cidadão europeu. Quando você não tem todos os dados completo dos ascendentes, a Ferreira Immigration pode fazer uma pesquisa da sua genealogia para obter os dados necessários para saber se é possível proceder com a busca da documentação. Um exemplo interessante é a busca da certidão de nascimento do ascendente italiano, às vezes com poucos dados como nome, sobrenome e ano de nascimento é possível encontrar a cidade de onde o italiano era natural.

O que você sabe do seu ascendente europeu?

É importante que, antes começar uma pesquisa, você reúna todas as informações possíveis sobre os seus ascendentes, quanto maiores as informações, mais rápida e mais chance de sucesso terá. A pesquisa genealógica é um investimento de tempo e dinheiro; você tem que ter certeza antes de iniciar.

A Ferreira Immigration tem muitas maneiras de encontrar mais informações sobre os seus ascendentes:

Pesquisa nos cartórios

Para emitir uma certidão é necessário conhecer o cartório que tem o registro nos próprios livros. Às vezes nossos clientes conhecem só a cidade e a região onde o ascendente morou, neste caso pesquisamos em todos os cartórios até encontrar a certidão ou, no caso negativo, ter certeza que a certidão não está na região indicada.

Pesquisa nos arquivos históricos

O primeiro passo na pesquisa de cidadania é encontrar a cidade de naturalidade do ascendente europeu, é possível encontrar informações sobre os imigrantes europeus no Brasil em muitos arquivos.

Pesquisa na igreja dos Mórmons

A igreja dos mórmons disponibiliza registros históricos para estudos de genealogia ate o século XVI, nos tempos antigos todos os registros passaram para os mórmons, este arquivo é o mais completo. Os arquivos são acessíveis gratuitamente na sede nos mórmons em forma de livros ou microfilmes. Para mais informações visite este link

Pesquisas nos Navios

Os navios que transportaram os imigrantes italianos no Brasil registraram todas as pessoas embarcadas em cada viagem. É possível encontrar online estes registros que contem nomes e nacionalidades dos imigrantes embarcados. Estes dados podem ser cruzados com os dados do navio como as datas da viagem, a cidade de partida na Itália e de chegada no Brasil.

Pesquisas nas Igrejas católicas

A partir dos tempos antigos, as igrejas católicas na Itália, em Portugal e no Brasil tinham o registro de todos os batismos e casamentos junto com outros dados que permitem obter as informações necessárias para completar uma documentação.

Pesquisas no Tabelionato

Os imigrantes fizeram a própria vida no Brasil e muitas vezes compraram casas e terrenos, no tabelionato é possível encontrar o registro da compra de bens imóveis no Brasil e assim conhecer os dados requeridos.

Pesquisas nos Cemitérios

Nos cemitérios tem as listas dos enterros mais antigos, às vezes podemos encontrar a data de morte da pessoa pesquisada a fim de obter a certidão de óbito do cartório.

Pesquisas com Familiares mais idosos

Os familiares mais idosos dos nossos clientes às vezes chegam a dar maiores informações do ascendente através de algumas historias contadas, é importante no processo de pesquisa fazer sempre uma entrevista com os mesmos.

Pesquisas na Leva

Na Itália até alguns anos atrás era obrigatório fazer o serviço militar, no registro de leva da Itália se encontram os dados de todos os cidadãos italianos que nasceram na Itália e foram registrados nas listas do exercito italiano.

 

August 26, 2016

TUDO SOBRE A CIDADANIA ITALIANA

Introduçao

No início do século XX muitos Italianos emigraram no mundo todo, em particular para o Brasil nas Regiões Sul e Sudeste onde tiveram seus descendentes. Todas estas pessoas que nasceram fora da Itália são descendentes de italianos, podendo assim requerer a cidadania Italiana por descendência. Todo cidadão casado com um Italiano pode requerer a cidadania Italiana por casamento depois de um período de dois anos residente na Itália e três anos fora da mesma. Quem pretende obter a cidadania Italiana por descendência deve requerer no consulado italiano de sua residência ou diretamente na Itália. Para processos de cidadania por descendência, as aplicações fora da Itália requer um tempo maior para ser aprovado; quem vem diretamente na Itália pode conseguir no período de um a seis meses . Na Itália auxiliamos durante todo o processo, o pacote completo inclui: acomodação em quartos confortáveis completa assistência durante todo o período do processo até obter seu passaporte.

Cidadania italiana por descendência

Não existe limite de geração para que você possa obter a Cidadania Italiana, é necessário apenas ser descendente de um Italiano. Você tem direito de requerer a sua cidadania na Itália ou no Brasil diretamente no consulado. A Cidadania por descendecia pedida pelo consulado Brasileiro pode demorar anos para sair, aconselhamos sempre de fazer pedido diretamente na Italia, porque neste caso, o processo, é mais rapido. Na Itália exigem-se vários documentos para comprovar que você é realmente descendente de italiano. Precisamos fazer uma busca minuciosa de toda a documentação e para fazer isso nós buscamos as certidões de inteiro teor da sua família no Brasil até chegar ao italiano; buscamos a certidão de nascimento do italiano na comunidade onde ele nasceu e juntamos todas as certidões de nascimento, casamento e óbito traduzidos e legalizados no consulado italiano no Brasil. Quando toda a documentação estiver pronta vamos te dar acomodação e assessoria na Itália. Com esta documentação em mãos você entregará na comune e vai dar entrada no seu processo na Itália. Acompanharemos-te na Questura onde você vai pegar sua permissão de soggiorno, Na comune você vai dar entrada para sua residência; acomodaremos você em uma casa de nossa propriedade e você vai pagar um aluguel com um preço bem acessível por mês. Em 20 dias o vigile vai te visitar em casa para verificar se você esta morando ali e vai aprovar sua residência definitiva; comprovada a sua residência a comune vai pedir ao consulado italiano no Brasil a não renuncia da nacionalidade do italiano (se o italiano se naturalizou brasileiro) e em sete dias a comune vai agendar o dia da assinatura para cidadania. Depois da cerimônia (comemoração que faremos no restaurante) você vai obter a sua identidade italiana válida per expatrio; em Londres vamos dar entrada no AIRE para transferir sua residência no Reino Unido e pedir seu passaporte diretamente no consulado italiano em Londres. Se o cliente preferir aguardar na Itália podemos fazer o pedido diretamente na Questura.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS SOBRE O DIREITO AO RECONHECIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA

A cidadania italiana se transmite, A partir de um ascendente italiano, de pai ou mãe aos filhos,

como em uma ‘corrente’ sem limite de gerações no caso de descendência paterna. No caso de descendência materna os

filhos terão direito ao reconhecimento da cidadania italiana, se nascidos a partir de 1º de janeiro de 1948.

os Consulados italianos no Brasil não dispõem de registros relativos aos imigrantes

italianos.

A Polícia Federal brasileira poderá dispor de dados relativos aos imigrantes italianos que

obtiveram o Registro de Estrangeiro, atual “Visto Permanente”.

Dados sobre os imigrantes italianos poderão ser solicitados também à uma dàs seguintes instituições

brasileiras:

o Museu do Imigrante, sito na Rua V

isconde de Paranaíba, nº 1316, bairro do Brás, CEP: 03044-001 –

São Paulo/SP;

o Arquivo Nacional, sito à Av. Azeredo Coutinho, nº 7, Centro, CEP: 20230-170 – Rio de Janeiro/RJ;

o Bibliotecas de Universidades Federais e Estaduais brasileiras;

o Associações italianas no Brasil.

o No caso de dificuldade na localização de certidões do estado civil brasileiras, poderá ser utilizado o

sistema “SISTECART _ Sistema de Cartórios de Certidões S/C Ltda.” da Empresa Brasileira de

Correios e Telégrafos (ECT).

CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO

Quem é casado com um cidadão italiano tem direito a pedir a cidadania depois de três anos, se o casamento foi feito fora da Itália é importante registra-lo no consulado. Registramos seu casamento no consulado italiano e para fazer isso precisamos pegar sua certidão de nascimento no Brasil, se o seu casamento foi em Londres então pegamos a documentação aqui mesmo. Tiraremos seus antecedentes criminais no Brasil e em todos os países que você morou. Então traduziremos e legalizamos toda esta documentação no consulado italiano no Brasil. Cadastramos o cônjuge italiano na lista do AIRE do consulado italiano em Londres, para fazer isso temos que pedir uma certidão de nascimento do cônjuge italiano na comunidade da Itália onde tem residência ou vamos buscar uma certidão de nascimento no Brasil e enfim traduziremos e legalizamos no consulado italiano. Finalmente marcaremos seu agendamento no consulado italiano em Londres, aonde vamos te acompanhar para entregar toda a documentação e te assessorar para a entrevista. O consulado vai agendar o dia para você comparecer no consulado italiano.

Cidadania italiana por casamento è regolada art.9, da lei de 91 5 fevereiro 1992

a cidadania italiana por casamento è

O cidadao que è casado com um italiano(a) tem direito a solicitar a cidadania por casamento.

se estiver na italia depois de 2 anos da celebraçao do casamento

se os congiuge reside em outro pais podera solicitar depois de 3 anos de casamento

no momento em que acontece o decreto da cidadania nao pode ter separaçao, se isso acontecer

nao sera concedida a cidadania.

para quem vai fazer a cidadania italiana fora da italia è importante ter o casamento registrado na italia

e ser inscrito no aire no pais onde voce mora atualmente

fazer o agendamento no site do consulado italiano

quais documentos apresentar para quem esta em Londres?

Certidao de nascimento do congiuge

certidao de antescedentes criminais

certidao de casamento

certidao de atescedentes criminais em Londres ou o pais onde reside

certificado de cidadania italiana do italiano(a)

certificato di stato di familia

se voce morou em outros paises , ou na italia sera preciso tambèm o antescedente criminal

o Crb-antescedentes criminais deve ser enviado um email para este endereço baixa o formulario e preenche

acro.policecertificates@acro.pnn.police.uk.

todos os documentos brasileiros devem ser legalizados no brasil, primeiro no eresp depois traduzidos com um tradutor juramentado, e depois legalizados no consulados para quem esta em londres tem que legalizar no

Legalisation Office

Foreign & Commonwealth Office

PO Box 6255

Milton Keynes

MK10 1XX

è exigido pelo consulado que o Crb que è o antescedentes criminais seja assinado, por um oficial

depois que envia pra o legalisatio è so enviar para um tradutor juramentado.

FILHOS ILEGITIMOS DE CIDADAOS ITALIANOS

Filhos ilegítimos que tem direito a cidadania italiana por descendência: os filhos que nasceram fora do casamento podem dar entrada na cidadania italiana quando o pai reconhecê-los com um documento público. Os passos para obter a cidadania são os mesmos da cidadania italiana por descendência; mas é muito importante que seja respeitado o prazo de um ano a partir do dia do reconhecimento para buscar a cidadania italiana. Caso ocorra um imprevisto e você não possa dá prosseguimento durante este período a sua cidadania, você terá então que fazer uma declaração indo ao consulado italiano. Se você pertence a esta categoria, é importante ter toda a documentação pronta antes da assinatura do reconhecimento da parte do pai. Se o prazo não for respeitado você vai ter 60 dias para recorrer com um apelo para explicar porque o processo atrasou.

E’ possivel consultar a legislaçao da Italia diretamente no site do Ministro dell’ Interno lei 91/92 art. 2 comma 2

 

September 25, 2012

CIDADANIA POR DESCENDECIA

Voce tem direito a Cidadania Italiana ou Portuguesa por descendencia se voce e’ direito descendente de um cidadao Italiano ou Portugues:

Cidadania Portuguesa:

tem um limite de 2 geracoes para buscar a cidadania, entao tem direito so que tem uns dos avos ou dos pais que e’ ou era cidadao portuges. Se as pessoas involvida estao ainda em vida o processo fica mais simpliz, porque isso tipo de cidadania transmitte-se de pai em filho, entao para buscar por exemplo a cidadania do avo paterno o pai vai pegar a cidadania e transmitir para o filho. A applicacao pode ser feita so no Portugal, quem esta buscando vai ter que residir no Portugal ate o passaporte nao sair.

 

Cidadania Italiana

A cidadania Italiana nao tem limite de geracao, por exemplo voce pode buscar se seu tataravo era cidadao Italiano, as vezes a pesquisa e a documentacao e’ muito grande e o preco fica mais caro e lungo. A aplicacao pode ser feita so na Italia, quem esta busacndo vai ter que residir na Italia ate a identidade definitiva nao sair, mas o passaporte pode ser pego no consulado em Londres para adiantar a saida da Italia e baixar as espesas do cliente.

 

Documentacao

A documentacao necessaria para comprovar sua descendencia e’ constituida da

certidoes de inteirro teor, nascimento, casamento e obito dos antepassados da o aplicante ate o antepassado europeo,

estas certidoes sao legalizadas nos consulados no Brasil e traduzidas da tradutores juramentados

 

Residencia

Voce vai ter que residir no pais de origem do seu antepassado europeo e nos vamos ti assesorar com para a documentacao e o completamento do processo.

Quando sua cidadania vai ser aprovada voce vai poder sair do pais e se cadastrar no consulado do pais. Nos incluimos estos servicos no pacote.